Janeiro/2007: Projecto de Licenciamento de Arquitectura Paisagista para o Condomínio Residencial e SPA “Cambar di Sol”, Murdeira, Ilha do Sal, Cabo Verde. Área de intervenção de 3525,00m².
(...) Para as parcelas privadas das moradias localizadas a poente prevê-se o recurso a decks em madeira para as envolventes das piscinas privadas, e áreas onde se proporcionem zonas de estadia/acesso às moradias, sendo a área restante das parcelas revestida a gravilha, aqui com tratamento ajardinado de plantações de enquadramento de uma espécie rústica de floração intensa e forma escultórica, o Aloe arborescens.
Para as situações de pátio, e de modo a proporcionar condições de amenidade e algum ensombramento é aplicada uma espécie arbórea espontânea de Cabo Verde – o espinheiro-branco (Acacia albida) – característica de savana arbórea pouco densa, de folhagem rendilhada e transparente.
A localização dos exemplares arbóreos, de volumetria representativa num espaço de marcada abertura e horizontalidade, é determinada de forma a não coincidir com a abertura dos enfiamentos visuais nascente/poente que atravessam o empreendimento e se abrem para o mar, e cuja presença se procura enfatizar pela sucessão de materiais.
As espécies vegetais utilizadas encontram-se perfeitamente adaptadas às características edafo-climáticas locais, de modo a que se prescinda de rega permanente (a rega será aplicada apenas no período de instalação), e se minimizem os trabalhos e custos de manutenção do espaço, sem prejuízo da estética e vitalidade dos exemplares plantados. (...)
Sem comentários:
Enviar um comentário