(...) Não obstante predominar o recurso a espécies espontâneas, com excepção da PORTANATURA, são também utilizadas algumas espécies ornamentais, perfeitamente adaptadas às condições edafo-climáticas locais, para assinalar pontos de referência e proporcionar condições particulares de enquadramento tirando máximo partido das qualidades plásticas da vegetação, como sejam a Cortaderia selloana ou o Phormium sp..
.
Do mesmo modo, para ensombrar o estacionamento, a sul, elegem-se espécies ornamentais como o liquidambar (Liquidambar styraciflua), o tulipeiro (Liridendron tulipifera) e o carvalho americano (Quercus rubra), pelas suas excepcionais qualidades estéticas, de folhagem de cores intensas no Outono, e excelentes características de conformação de fuste e copas.
O carvalho americano é ainda a espécie escolhida, pelas suas características de coloração outonal, para o primeiro plano do “cenário” do espaço central formado pela concavidade da bancada adoçada ao terreno que circunda o espelho de água e a zona do palco. Por detrás deste alinhamento, serve de pano de fundo uma cortina de choupos negros piramidais, utilizados, pela sua altura e estrutura, na delimitação do parque. (...)
Sem comentários:
Enviar um comentário