quinta-feira, 17 de março de 2011

Moradia Unifamiliar - Benavente

Outubro/2006: Projecto de Licenciamento de Arquitectura Paisagista de Moradia Unifamiliar, Lote 310, Vila Nova de Santo Estevão, Concelho de Benavente. Área de intervenção de 832,55m².


(...) A área de intervenção possui uma topografia de pendentes muito suaves, na generalidade do terreno com declives inferiores a 3%, localizando-se a zona de cotas mais elevadas (36.80m) na extremidade nordeste do lote, e a zona de cotas mais baixas (36.20m) na extremidade sudoeste do lote, ao longo do arruamento de acesso, cuja inclinação é de cerca de 2,2%.

Do ponto de vista fitogeográfico a área de intervenção localiza-se na Província Gaditano-Onubo-Algarviense, Sector Ribatagano-Sadense, Superdistrito Ribatagano, de bioclima termomediterrânico sub-húmido, sendo que a série de vegetação espontânea que melhor reflecte as características intrínsecas da paisagem local é a série fitossociológica Asparago aphylli-Querceto suberis Sigmetum.

Actualmente encontram-se presentes no lote cinco exemplares de sobreiro (Quercus suber) em estádios intermédios de desenvolvimento, espécie arbórea representativa da etapa clímax da vegetação característica do território e de grande interesse paisagístico e ambiental. Existe ainda no interior do lote um pequeno exemplar de pinheiro-manso (Pinus pinea) cuja conservação se considera igualmente de interesse.

A conservação dos sobreiros existentes e o respeito pelas características morfológicas do terreno assumem, assim, um papel preponderante na intervenção, reflectindo-se na sua grande simplicidade e rusticidade sem que tal comprometa, no entanto, a sua funcionalidade e carácter. (...)

Sem comentários:

Enviar um comentário